top of page
  • Wix Facebook page

Pneus na natureza

O tempo de decomposição do pneu usado pode chegar a 600 anos. O descarte inadequado pode trazer consequências graves ao meio ambiente. Consensualmente, é considerada a destinação mais agressiva ao meio ambiente o descarte de pneus ao ar livre, nos campos, matas, rios, córregos, lagos e mesmo em áreas desertas.
Além do péssimo aspecto que deixam na paisagem, os pneus jogados na natureza podem causar graves ameaças à saúde humana. Nos rios, eles entopem cursos d’água, obstruindo a passagem e provocando enchentes.
Se queimados, os pneus geram emissão de gases (liberam gás carbônico e monóxido de carbono, óxido de enxofre e nitrogênio, metais pesados, dioxinas e furanos) prejudiciais ao meio ambiente e, quando inalados em excesso, podem levar a morte.
Pneu também pode se transformar em criadouros de insetos, como o mosquito transmissor da dengue, se acumular água.

pneus na natureza
pneus na natureza

Segundo organizações internacionais, a produção de pneus novos está estimada em cerca de 2 milhões por dia em todo o mundo. Já o descarte de pneus velhos chega a atingir, anualmente, a marca de quase 800 milhões de unidades. Só no Brasil são produzidos cerca de 40 milhões de pneus por ano e quase metade dessa produção é descartada nesse período.













Fontes:

Boletim Informativo da Bolsa de Reciclagem Sistema FIEP Ano I - N·mero 3 - JUL/AGO - 2001 website: http://www.cetsam.senai.br/bolsa



http://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/reciclagem/reciclagem_de_pneus.html



http://assembleia.go.gov.br/noticias/ver/id/111436

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • Google Clean
bottom of page